4 de julho de 2018 ⋅ admin
Hospedagem de Sites
Se você fez o seu site sozinho, usando uma ferramenta como o Criador de Sites ou algum outro tipo de gerenciador de conteúdo, é provável que você não tenha feito nenhuma alteração de código. Mas se você contratou um desenvolvedor, certamente ele utilizou uma linguagem de programação, como PHP ou JavaScript, para criar o seu site. Neste caso, algumas alterações no código-fonte ou um simples erros no código podem deixar o site fora do ar. Por isso, é importante conversar com o seu desenvolvedor sobre eventuais falhas que possam provocar a indisponibilidade do seu site.
Mas o que é redirecionamento de URL ? É um recurso disponibilizado pelo painel de controle que permite redirecionar o seu domínio para uma outra URL externa.
Mas se o redirecionamento não é feito da forma correta pode deixar o seu site fora do ar. Como este não é o único tipo de redirect, verifique com seu desenvolvedor se isso pode estar causando a indisponibilidade.
Se você não tem tanto conhecimento em programação de sites é importante contar com o auxílio da equipe da empresa que está contratando. Inclusive, no momento de escolher uma hospedagem para o seu site, verifique se existe um suporte especializado, que atenda em português e esteja disponível 24 horas por dia.
Uma pequena falha na configuração do site na hospedagem pode deixá-lo fora do ar, então na hora de você configurar o seu site cuide com atenção as questões como: compatibilidades, instalação correta do CMS, revise a transferência do conteúdo, verifique temas e plugins. Qualquer equívoco pode deixar o seu site fora do ar, converse com a equipe de atendimento da empresa sobre as versões compatíveis com o serviço e também sobre o escopo do suporte, ou seja, que tipo de configuração é de responsabilidade da empresa ou sua.
Ao contratar um serviço de hospedagem você escolhe um plano, que geralmente tem uma capacidade de recursos de processamento, memória, uso de disco, link com a internet e outros. Caso o site alcance este limite estabelecido no plano, ele pode ficar fora do ar. Existem diversas causas para o uso excessivo de recursos, como por exemplo: sites muito populares com grande número de acessos simultâneos, plugins em sistemas de gerenciamento de conteúdo, scripts mal desenvolvidos, atividades de uso excessivo de FTP, bancos de dados e outros. Mas tudo pode ser facilmente resolvido conversando com um consultor da empresa de hospedagem.
Uptime, Este é o termo usado para identificar o tempo de atividade de um servidor. Quanto mais alto for o uptime, significa que as chances de ter o site fora do ar são pequenas. Os melhores servidores de hospedagem costumam garantir uptime de 99,9%. Ou seja, a chance de um site ficar fora do ar é de apenas 0,1% num determinado período.
Um ataque DDos ocorre quando diversos computadores “Zumbi” tentam acessar determinado site em um curtíssimo espaço de tempo. Essa ação, causada com o objetivo de prejudicar determinado site, acaba por sobrecarregar o servidor que , sem conseguir dar conta de tantas requisições, acaba ficando indisponível, para os usuários.