Contato Blog Português
Seria a inteligência artificial o começo do fim ?

4 de julho de 2018 ⋅ admin
Informação


Você sabe o que é inteligência artificial? Calma que a gente te explica. É o tipo de inteligência robótica que vai além dos nossos computadores e gadgets modernos, que de tão evoluídos, poderão pensar e formar linhas de pensamentos constantes, indo muito além do pensamento humano.

A principio, pensa-se que a inteligência artificial irá os ajudar nas tarefas diárias, nos servindo e ajudando a completar as lacunas que nosso cérebro não consegue completar, como nossa memória falha e nossa pouca capacidade de armazenamento de detalhes.

Estudos em todo o mundo, vem sendo realizados a fim de encontrar materiais que se liguem e imitem a sinapse de nosso cérebro, transmitindo dados em uma velocidade maior que as máquinas de hoje conseguem. É o caso de um estudo recente realizado na universidade de Southampton na Inglaterra, que descobriu elementos que podem ser combinados para tal fim, e que se bem trabalhados, podem imitar a sinapse humana.

Há quem diga que tal feito nos aproxima de um apocalipse causado pelas máquinas. Pelo menos é o que defende Stephen Hawking, um dos maiores físicos e pensadores da humanidade. Hawking afirma: “O desenvolvimento da inteligência artificial (IA) total poderia significar o fim da raça humana […] Eles avançariam por conta própria e se reprojetariam em ritmo sempre crescente. Os humanos, limitados pela evolução biológica lenta, não conseguiriam competir e seriam desbancados. […] ”.

Tal cenário, nos faz  lembrar obras das telas de Holliwood, como o filme estrelado por Will Smith, Eu Robô, onde esse se passa em uma realidade futurística repleta de robôs que nos auxiliam a realizar tarefas do quotidiano. A trama gira em torno  de uma máquina que tem planos para dominar o mundo. Ou até mesmo o filme O Exterminador do Futuro, onde o robô Skynet lidera a revolução das máquinas contra os seres humanos, causando um cenário pré apocalíptico.

Seria a inteligência artificial trunfo da humanidade para superar seus problemas ou um grande risco para sua sobrevivência?

Segue algumas excelentes leituras sobre o assunto:

http://www.tecmundo.com.br/inteligencia-artificial/76896-fim-cientistas-descobrem-segredo-criar-cerebro-artificial.htm

http://www.tecmundo.com.br/inteligencia-artificial/76193-robos-dirigir-carros-roubar-nossos-empregos-20-anos-sugere-estudo.htm

http://www.tecmundo.com.br/fisica/68845-hawking-medicina-nao-capaz-me-curar-entao-confiei-tecnologia.htm

 

www.primeirabusca.com

Telefone: (34) 3014-5700

Email: [email protected]