Contato Blog Português
Quase 300 mil usuários Google afetados! Confira!

4 de julho de 2018 ⋅ admin
Informação


Você sabe o que é e como funciona o Google App’s ? Este fabuloso serviço do Google, oferece versões de vários produtos que podem ser personalizados de forma independente com o nome de domínio do cliente, tais como E-mail, Agenda, Docs dentre outros aplicativos geralmente apontados para o público empresarial. O serviço foi criado em meados de 2006 pelo mesmo funcionário do Google criador dos Chromebooks, Rajen Sheth.

Mais porque toda essa introdução, sendo que o intuito da notícia é divulgar o vazamento de dados dos donos de quase 300 mil usuários do serviço.

É porque, o erro não previsto anteriormente pela equipe do Google Apps, não é de inteira responsabilidade dos mesmos, o problema se agravou devido a uma falha no protocolo “ WHOIN”, que em tradução livre para o português significa “Quem é?”, trata-se de um protocolo TCP (porta 43) direcionado para consulta de informações sobre entidades da Internet. Com isso, vários dados podem ser consultados através do WHOIS, como informações do proprietário do domínio, a empresa que administra como também o DNS de nossos servidores tais como ( ns1.primeirabusca.com.br e ns1.primeirabusca.com.br )

Foi constatado que entre os 309.92 domínios registrados através de parceria do Google com o registrador eNom, 94% foram atingidos, ou seja, nossa primeira impressão, como grande parte dos domínios registrados por nós estariam com o mesmo problema, tendo em vista que temos como nosso parceiro de registro Internacional, o eNom.

Mais fique tranquilo, a equipe do Primeira busca, trabalhou fervorosamente assim que foi noticiado, todos os domínios registrados por nós foram verificados, e devidamente protegidos, pois o problema foi na integração do Google App’s com o registrante Enom.

Em nota, a correção do problema já foi desenvolvida, porém, os registros vazados irão permanecer disponíveis tanto quanto os serviços de pesquisa de WHOIS mantenham as informações que estão armazenadas.  Mais tomaremos bastante cuidado para deixar você cliente sempre protegido, já que é possível usar tais dados para fins maliciosos.

Para alguns clientes o Google Apps enviou a seguinte mensagem logo pela manha desta sexta feira.

“Estamos escrevendo para informá-lo sobre um defeito de software no sistema de registro de domínio do Google Apps que afetou sua conta. Lamentamos este ocorrido. Queremos informá-lo sobre o incidente e as medidas corretivas que tomamos para resolvê-lo”, diz a nota enviada pelo Google.”

 

www.primeirabusca.com

Telefone: (34) 3014-5700

Email: [email protected]