Contato Blog Português
O que é PHP e suas aplicações.

4 de julho de 2018 ⋅ admin
Informação


Existem varias maneiras de criar regras e condições em um computador, para que determinado script se desenrole, umas dessas regras e condições, dá-se o nome de algoritmo, e no mundo dos computadores, para que um algoritmo possa ser executado, é necessário que ele seja escrito com uma linguagem de programação. Uma linguagem de programação é como se fosse um idioma, assim como existe vários idiomas, e todos eles podem transmitir a mesma mensagem, pois existe varias linguagens de programação, e todas elas podem ter o mesmo algoritmo.

Vamos tratar hoje da linguagem de programação mais utilizada na internet atualmente, descubra o que é PHP e suas aplicações.

PHP:

É uma linguagem de programação open source (código aberto) bastante popular, sendo muito usada para construir sites e sistemas baseados na internet, pois a sigla PHP significa Personal Home Page, mas ela foi alterada paras ser um acrônimo recursivo de PHP: Hypertext Preprocessor, que pode ser traduzido como pré-processador de hipertexto, como o nome próprio sugere, o script PHP é processador no servidor, sendo enviado para o navegador do usurário apenas conteúdo estático.

O PHP também possui integração com uma variedade enorme de bancos de dados, o que torna esta linguagem bastante poderosa, atualmente, o PHP é usado em mais de 80% dos sites toda a internet, segundo o site W3Techs.

O que é possível fazer com o PHP.

O fato do PHP poder ser misturado com o HTML, torna a linguagem bastante acessível para inciantes de programação, ao contrário de linguagem C ou JAVA, que necessita de ter complexividade para poder gerar uma página HTML, sendo assim o PHP oferece uma infinidade de possibilidades, desde a criação de sites simples até o sistema mais complexos, como lojas virtuais e plataformas de gerenciamento online.

Vamos ver a seguir alguma aplicações web que podem ser criadas com o PHP, vocês verão que muitos sistemas que utilizamos em nosso dia a dia são escritos em PHP.

Sites dinâmicos.

É qualquer website cujas páginas são controladas por uma aplicação presente no servidor, sendo assim, parâmetros e scripts definidos no código-fonte do site que determinam como as paginas  serão montadas antes que elas sejam enviadas para o navegador do usuário, portanto com o PHP é possivel montar diversos tipos de sites dinâmicos, eles poderão ser ou não integrados a um banco de dados.

Sistemas baseados na web.

Se você precisar de um sistema de intranet com login e senha para seus funcionários? O PHP pode resolver. Agora se você precisa de um sistema de help desk  para atender seus clientes? Um sistema de ensino à distância? O PHP também pode fazer isso.

Então como foi visto, inúmeros tipos de sistemas podem ser construídos com essa linguagem. E não é necessário que eles estejam publicados na internet.Pois é possivel o PHP em um servidor local, disponível apenas para usuários conectados em uma rede interna.

Grandes site criados com PHP.

Podemos citar como por exemplo o Facebook e o Youtube como plataforma escritas originalmente com PHP, a Wikipédia também foi criada com PHP e é considerada um dos maiores repositórios de informação do mundo.

Além dos citados, muitos outros sites foram escritos com esta linguagem de programação.

Hospedagem de sites e PHP.

O PHP pode ser instalado em qualquer sistema operacional, o que inclui Linux, Mac e Windows, portanto essa versatilidade faz com que praticamente qualquer empresa de hospedagem ofereça uma hospedagem compatível com sites e aplicações escritas em PHP.

Conclusão.

Podemos então concluir que PHP é uma linguagem de programação muito versátil e popular.