Contato Blog Português
Manual básico do WHM

28 de novembro de 2018 ⋅ admin
Tutoriais


O Web Host Manager “WHM” é o painel de controle dos revendedores. Com esse painel, você pode criar seus pacotes de contas de hospedagem, adicionar novas contas, removê-las, bloquear, desbloquear o acesso, trocar senhas, verificar a transfêrencia de cada conta adicional, verificar o uso e configuração dos servidores, etc., tudo de forma automática, rápida e prática.

Iremos mostrar abaixo as principais funções, e informar basicamente o que cada uma faz. Veja como utilizar estas funções:

Configurar chave de acesso remoto : deve ser utilizada apenas por programadores experientes, caso desejem integrar um outro programa em PHP ou Perl com o Web Host Manager. Esta ferramenta gera uma chave remota de acesso.

Status do serviço : visualizar o Status dos Serviços em seu servidor.

Informação do servidor : visualizar as configurações do seu servidor.

Listar Contas : listar todas as contas que estão em seu servidor virtual, exibindo uma série de informações úteis de cada uma.

Criar uma nova conta : cria uma nova conta em seu servidor virtual. Ao clicá-la, surgirá na moldura maior um formulário com os seguintes campos a serem preenchidos:

A) Domínio: neste campo você digita o nome do domínio principal da conta, como por exemplo “meucliente.com.br”, SEM o “www.” inicial.

B) Nome de usuário/login da conta): neste campo você vai encontrar uma sugestão do próprio sistema, mas você pode substituir por outra coisa, com no máximo 8 (oito) caracteres de extensão.

C) Senha: digite uma senha para a nova conta. Recomendamos de 6 a 8 caracteres aleatórios, que podem ser letras minúsculas, maiúsculas e algarismos numéricos. Não se esqueça de anotar a senha, pois será a última vez que vai vê-la (não é possível recuperá-la). Se a senha for perdida, a opção é trocá-la usando outra função do Web Host Manager (mais detalhes abaixo).

D) Pacote : escolha neste campo o plano de hospedagem da conta de seu cliente.

Após preencher os campos acima, basta clicar em “Create” para visualizar uma tela com o processo de criação de contas. Não se esqueça de anotar a senha, pois os demais dados você pode conseguir em “List Accounts”.

Diretório de esqueleton : cria um diretório cpanel3-skel no diretório raiz de sua conta principal de acesso ao servidor. Todos os arquivos inseridos nesse diretório (em suas áreas específicas) serão copiados para a conta de seu cliente no momento que você a ativar. Muito útil para que as novas contas ao serem ativadas contenham uma página de apresentação, por exemplo.

Terminar conta : apaga uma conta. Selecione “Terminate an Account” para fazer surgir uma tela com os nomes de domínio e os logins de cada conta. Escolha um domínio ou conta e clique em “Terminate”. Atenção: este é um processo sem volta! Não é possível recuperar contas apagadas no sistema.

Fazer Upgrade/Downgrade de uma conta : altera o plano de hospedagem de uma conta. Clique em “Upgrade/Downgrade an Account”, escolha o domínio/conta e clique em “Modify”. Escolha o novo plano de hospedagem da lista e clique em “Change”.

Exibir utilização de largura de banda : Use esta opção para visualizar quanto (aproximadamente) suas contas estão transferindo no mês corrente. Ideal para verificar se um cliente está próximo de seu limite mensal e alertá-lo antes que a conta seja bloqueada automaticamente por excesso de transferência. Não se esqueça: Todas as contas que excederem seu limite de transferência mensal serão automaticamente bloqueadas pelo servidor. Portanto, você e seus clientes devem monitorar a utilização de banda, alterando o plano de hospedagem da conta quando necessário.

Gerenciar suspensão de conta : permite suspender a conta de um cliente quando necessário, por exemplo, por falta de pagamento. Todos os arquivos do cliente são preservados, mas ele perde todas as formas de acesso ao servidor e sua página não será mais exibida. Esta função lhe permitirá também reativar a conta anteriormente suspendida quando o problema que levou à suspensão for resolvido. Clique em “Suspend/Unsuspend an Account”. Escolha um domínio/conta da lista e clique em “Suspend” para bloquear e “Unsuspend” para liberar o acesso ao domínio.

Listar Contas Suspensas : lista todas as contas suspensas.

Gerenciar suspensão de conta : permite personalizar uma página HTML que será exibida no lugar do site de seu cliente quando a conta do mesmo for suspensa.

Modificar Senha: altera a senha da conta de um cliente quando o mesmo esquecer sua senha de acesso. Clique em “Password Modification”, escreva a nova senha no campo “New Password”, escolha o domínio da lista e clique em “Change Password”.

Listar Subdomínios : Esta opção lista todos os sub-domínios em seu servidor virtual.

Change WebHost Manager Theme : altera o tema do Web Host Manager. Aconselhamos que você utilize apenas s tema X para o Web Host Manager, pois possui melhor integração com idiomas adicionais (no caso, Português, que será acrescido) e é de fácil utilização.

Adicionar um pacote : O primeiro passo é criar os seus pacotes (ou planos) de hospedagem. Esses são os planos que você comercializará em seu site web. Para criar seus pacotes acesse na moldura da esquerda, “Add Packages”. Uma tela aparecerá no frame direito com vários campos para serem preenchidos: Nome do Plano, Espaço em MB, Número de Contas de FTP, Número de Contas de E-mail, Número de Mailing Lists, Número de Bancos de Dados MySQL, Número de Sub-domínios, Habilitar ou não a execução de Scripts CGI, Habilitar ou não as extensões FrontPage (deixe sempre desabilitada esta função, pois as extensões FrontPage devem ser instaladas apenas para os clientes que solicitarem), Quota de Transferência de dados e Tema do cPanel (escolha X ou X2). Após definir os recursos, basta clicar em “Create” e o pacote será criado. Você não conseguirá ativar contas no servidor se não tiver pelo menos 1 pacote de hospedagem habilitado.

Excluir um pacote : permite apagar planos de hospedagem.

Editar um pacote : modifica os seus planos de hospedagem.