Contato Blog Português
Instalei o WordPress e agora o que eu faço ?

4 de julho de 2018 ⋅ admin
Hospedagem de Sites


Esta é uma dúvida comum de quem acaba de instalar o CMS e não sabe por onde começar a configurar.

Segue algumas dicas e configurações básicas que vão fazer toda a diferença nesta primeira etapa de publicação do seu site ou blog.

 

1. Defina a aparência
Conteúdo é muito importante, mas você não pode esquecer que o layout de um site também é essencial.

Por isso, definir o tema é um processo fundamental, e é um dos primeiros passos do WordPress para viabilizar seu projeto online.

Nesta etapa, é natural testar vários temas antes de escolher qual melhor se adequa ao perfil do seu site ou blog. Então aproveite afinal ele que vai definir o layout que você vai apresentar aos seus clientes.
A instalação do WordPress disponibiliza alguns temas padrão, que você encontra no painel de administração, no menu Aparência > Temas.
Você pode alternar entre os disponíveis, buscar novos disponibilizados no acervo de temas do WordPress, ou então fazer o upload de um tema que você adquiriu e/ou customizou.
Para buscar novas opções de temas (além daqueles mostrados na página inicial) vá até o menu Aparência > Temas e clique no botão Adicionar novo.
Na página que abre, faça a busca utilizando os filtros disponíveis ou faça o upload de um tema.

 

2. Altere o título e a descrição
Você não precisa deixar aquela frase padrão Só mais um site WordPress visível para quem visita seu site. Afinal, é um ótimo local para descrever o objetivo do seu site.
Fazer a alteração é fácil. No Painel de Administração do WordPress, acesse Configurações > Geral, e altere as informações como Título do Site e Descrição.
A famosa frase vai desaparecer, e você terá uma descrição que realmente fala com seu público.

 

3. Defina uma estrutura de links permanentes
Se você procurou informações sobre SEO, com certeza já ouvir o termo URL amigável. O nome pode ser complexo, mas configurar uma estrutura de links permanentes que seja amigável para os leitores
(e também para os buscadores, como Google, Bing e Yahoo, por exemplo) é simples.
Basta acessar a aba Configurações e selecionar Links Permanentes. Em Configurações Comuns, selecione entre as alternativas disponibilizadas pelo CMS.
Mantendo a estrutura configurada como padrão pelo CMS, o blog da PrimeiraBusca teria a seguinte estrutura de links permanentes: http://blog.primeirabusca.com.br/?p=123.
Não é muito amigável, concorda? Como opção para nossos links, escolhemos a estrutura Nome do post, deixando nossos links com a seguinte estrutura: http://blog.primeirabusca.com.br/post-exemplo/.
Dica: escolha a estrutura que fizer mais sentido dentro da realidade do seu site .

 

4. Configure as opções de leitura
O que deve aparecer na página inicial do seu site? Se você está construindo um site, faz sentido habilitar a opção de mostrar uma página estática, por exemplo.
Já no caso de um blog, você pode preferir que os usuários visualizem seus posts mais recentes.
Você também pode definir quantos posts vai mostrar em cada página, se prefere mostrar um resumo ou texto completo de seus artigos.
Todas estas configurações você pode fazer facilmente no painel de administração do WordPress. Para selecionar as opções, acesse o menu Configurações > Leitura.

 

5. Defina os plug-ins que vai habilitar/utilizar
Plug-ins são essenciais para otimizar o funcionamento de um blog, mas devem ser utilizados com cuidado, pois podem gerar alto consumo de recursos.
Dê preferência para plug-ins do acervo do WordPress, e selecione apenas aqueles que são essenciais para o funcionamento do seu site.

 

Conheça Nossos Planos  Hospedagem a partir de R$8,99 mensais

www.primeirabusca.com
Telefone : (34) 3014-5700
E-mail : contato@primeirabusca.com