Contato Blog Português
Hospedagem de Site: recursos de uma hospedagem.

4 de julho de 2018 ⋅ admin
Hospedagem de Sites


Hospedagem de site está relacionado ao servidor de armazenamento que disponibiliza determinado site na internet. Abaixo veremos como funciona esse sistema de hospedagem de site :

Recursos de Hospedagem de Site:

Hospedagem de site possui vários recursos, que variam com o tipo de hospedagem e planos oferecidos por cada empresa. Iremos detalhar neste post os principais recursos que devemos analisar ao contratar uma hospedagem de site : Transferência, domínios, e-mail e espaço em disco.

Transferência (ou tráfego)

Essa transferência diz respeito à quantidade de dados que serão transferidos quando uma pessoa acessa ou navega nos seu site ou quando você o atualiza. Isso acontece porque cada usuário, ao acessar seu site , faz algum download desses arquivos no seu navegador (exemplo: Chrome), ou quando você faz upload de imagens ou qualquer conteúdo no seu site , também está usando esse recurso de transferência.

Assim como acontece no espaço em disco como vamos ver mais abaixo, a transferência de dados por vezes é ilimitada, mais lembrando que nada é infinito e que certamente há outra limitação pela própria empresa de hospedagem, seria uma dessas limitação é o numero de acesso simultâneo ao seu site, pois sites pequenos não costumam ter problemas, mas se tiver tráfego crescente ou picos de tráfego, pode considerar contratar um plano de hospedagem de sites mais robusto, para que seu site não sai do ar no momento mais importante.

 

Domínio:

É o endereço eletrônico que utilizamos para acessar os sites na internet , como por exemplo https://higiaonline.com.br/, podemos dizer que os planos da hospedagem é permitir apenas um domínio, uma quantidade definida de domínios ou domínios ilimitados. Se você pretende ter apenas um site , você pode contratar o plano de apenas um domínio, que é mais barato , mais se o seu interesse e ter mais de um domínio , então compensa contratar planos maiores, pois pensando bem pelo total ele sai bem mais barato do que contratar separado. Um plano de hospedagem que te permite ou te oferece a inclusão de muitos domínios permite que você hospede vários sites em um único plano de hospedagem. E quanto a ter domínios estacionados ou apontados para o domínio principal, onde esta o site (exemplo: https://www.primeirabusca.com.br/ para https://www.primeirabusca.com/), é muito comum que seja permitido e que não contabilize no limite de domínio , mais vale a pena confirmar.

 

Email:

Quando você registra um domínio você tem o direito de criar um conta de e-mail já no domínio em questão,ou seja, você registro o domínio  (exemplo)https://www.primeirabusca.com/ você pode criar qualquer conta de e-mail relacionada a esse domínio como por exemplo  [email protected]

Quando você contrata um empresa de hospedagem, ela de imediato tem que te oferecer todos os tipos de ferramentas necessárias para que você possa criar sua conta de e-mail que desejar relacionada ao seu domínio, o e-mail é o oferecido gratuitamente por algumas empresas de hospedagem, mas as vezes é vendido como item opcional.

Ao analisar o plano, podemos verificar dois itens em relação ao e mail: numero de contas que é permitida pela capacidade de armazenamento, pois você precisa se certificar que poderá criar os e-mails que vai precisar e principalmente se terá espaço para armazenar seus e-mails ao longo do tempo.

 

Espaço em Disco:

Esta relacionado à quantidade de espaço que um site pode utilizar no servidor e sera medido em Megabytes (MB) ou em Gigabytes (GB), em algumas hospedagem oferecem limites específicos, enquanto outras oferecem hospedagem ilimitada , mais o que devemos entender é que o mais importante ao analisar o plano é:

1:Se o espaço será suficiente para armazenar os arquivos do seu site, e

2:Se o espaço oferecido inclui também o e-mail, pois este tende a usar muito espaço.

Em questão as melhores hospedagem de site costuma oferecer bons espaços em disco, mesmo em planos mais baratos, mais fiquem atentos porque empresas pequenas que costuma oferecer hospedagem grátis tende a limitar bastante esse espaço.

Não podemos esquecer que não existe hospedagem ilimitado no sentido de infinita. como costuma parecer. Pois quando uma empresa de hospedagem fala que você tem espaço ilimitado , ela está querendo dizer que você tem um espaço definido de armazenamento para os eu site e não que você tem todo espaço do mundo para poder inserir arquivos.