Aguarde...
Contato Blog Português
Como funciona os Chatbot?

6 de julho de 2018 ⋅ admin
Informação


“Também chamados por outros nomes, como assistentes virtuais, agentes virtuais ou simplesmente bot. O Chatbot é um software que trabalha e gerencia as trocas de mensagens. Pode ser instalado em sites, apps proprietários e aplicativos populares, como o Facebook Messenger ou Telegram, dependendo do público-alvo e das necessidades das empresas.”

Os chatbots são programados para reagir de acordo com “palavras específicas”, relacionando as perguntas feitas por usuários com as respostas programadas que ele têm salva em seu sistema.

Isso significa que se você perguntar a um bot de uma loja virtual “Trocar um produto?”, em grandes partes dos casos ele vai saber responder, já que o termo “trocar” deve estar relacionado na programação como um indício de que o cliente quer saber como é a política de troca e devoluções da loja, por ser uma pergunta frequente.

Contudo, se o cliente questionar “Você tem o produto X em outra cor?”, talvez ele não tenha uma resposta pré definida, já que a pergunta é bem específica e os termos não devem estar cadastrados, ou estão ligados a outras perguntas.

Se você já conversou com um chatbot, deve ter percebido que em situações nas quais o programa não sabe qual é a resposta, ele apresenta algumas alternativas de perguntas mais específicas, que poderão ajudá-lo a entender.

Á versões de chatbots mais sofisticadas que contam com recursos de “Inteligência Artificial”, isto lhes permite ser capazes de aprender com o atendimento fornecido, passando informações sobre os produtos e serviços oferecidos e realizando algumas ações mais complexas, inclusive permitir integração entre o chatbot e sistemas ligados a empresa.

Por que usar um chatbot na sua loja virtual?

Os chatbots é um grande diferencial para o desenvolvimento do seu e-commerce por vários motivos. veja algumas das vantagens.

Otimização do atendimento: o chatbot pode responder às perguntas mais básicas e simples sem sobrecarregar os humanos e deixando os funcionários livres para se envolver apenas em casos mais complexos. Isso pode significar, que você terá a chance de reduzir a equipe de atendimento e economizar recursos, ou até mesmo manejar sua equipe para outro setor.

Aumenta a abrangência: pode ser que você ainda não tenha alcançado outras plataformas de comunicação por não ter equipe suficiente para prestar atendimento nas redes sociais, site, e-mail, telefone etc. Com o auxilio dos bots você não precisa se preocupar com isso. Pode abrir mais canais de comunicação sem ter que necessariamente contratar mais profissionais para isso.

Comunicação por mensagens: Á tendência de comunicação por mensagens instantâneas no mercado, vem crescendo a todos os dias, e é cada vez mais raro ver clientes buscando atendimento por telefone ou presencialmente. Esta é uma situação que não deve mudar, e as empresas precisam se adequar a esse cenário.

Atendimento 24 horas: Um bot também pode estar sempre disponível para atendimento, o que vai garantir que as perguntas dos seus clientes sejam respondidas mesmo quando não houver expediente humano.

Invista nesta estratégia e garanta um atendimento mais rápido aos seus clientes!