Contato Blog Português
A importância do Backup

16 de agosto de 2018 ⋅ admin
Informação


O que é backup?

O backup é um procedimento técnico realizado manual ou automaticamente, que visa realizar uma cópia dos dados (arquivos) a fim de garantir que os mesmos estejam disponíveis para restauração em caso de defeitos em hardware, invasões de hacker,  entre outros fatores.

A importância do Backup nos serviços de Hospedagem de site

O backup deve ser encarado como um ponto de alta relevância na hora de escolher o seu serviço de hospedagem. Frequentemente, atendemos casos de clientes que chegam até nós, devido a empresa anterior não prestar o serviço de backup, podendo assim perder todo o site caso venha a ocorrer algo inesperado. Isso pode acontecer por diversos fatores (problemas com datacenter, invasões hackers, problemas com hardware dos equipamentos que hospedam o site, entre outros.) presenciamos diversos fatores, procedimentos completamente errados na hora de se montar a rotina de backup.  Selecionamos os principais erros, para que vejam a importância do backup:

 

  • Backup na mesma máquina Diversas empresas realizam o backup numa rotina até correta diário, semanal, mensal, um backup completo, porém erram quando realizam esta rotina na mesma máquina e as vezes até no mesmo HD em que se encontra o site hospedado.

 

  • Rotina ineficaz  A rotina do backup também é um ponto a ser observado, ainda mais quando trata-se de uma loja virtual com uma boa movimentação de vendas, quando essa rotina não é frequente, não é feita pelo menos 1 vez ao dia, a quantidade de informações perdidas num eventual “sinistro” gera uma certa dor de cabeça,  o que implica na contratação de mão-de-obra qualificada para executar o serviço e calcular as perdas e até onde foi copiado para iniciar a reposição das informações perdidas após a restauração do backup;

 

  • Transferência de responsabilidades Muitos serviços não oferecem a opção de backup na hospedagem de site. Eles colocam uma cláusula que responsabiliza o contratante do serviço de hospedagem na realização dos backups. Na grande maioria isso está diretamente vinculado ao preço dos serviços. Aquelas promoções que cobram um valor bem abaixo de mercado, desconfiem desses serviços. Observem se eles garantem a realização correta e confiável da rotina de backup de seu site, pois quando a realização do mesmo fica na responsabilidade do contratante quase sempre não dá certo, pois trata-se de rotinas que precisam ser automatizadas e necessitam estar sendo constantemente observadas se estão funcionando.

 

Resumo, o backup não pode mais ser considerado como um serviço qualquer, pois o grande problema quando se perde todo o conteúdo é ficar sem o site, o que pode acarretar em possíveis perdas de receitas, em potenciais clientes que buscam por sua empresa e não a encontram, um gasto desnecessário no desenvolvimento de um novo site, e a perda de ranqueamento no sistema de busca, que puni um domínio que esteja sem conteúdo.