Contato Blog Português
3 Ferramentas gratuitas para medir a velocidade do seu site

21 de setembro de 2018 ⋅ admin
Hospedagem de Sites


Não existe nada pior que um site lento para carregar sua página, concorda?

Apesar do aumento da velocidade das conexões, é fácil encontrar sites que demorem para carregar completamente ou parte do conteúdo de suas páginas.
Além do fator ranqueamento, onde quanto mais rápido for o carregamento do seu site melhor será a experiência que seu usuário terá ao navegar nele. Quanto mais rápido ele encontrar a informação que deseja, maior a probabilidade de procurar mais informações e permanecer na página.

Muitas vezes é necessário um mapeamento para tentar descobrir onde ficam os gargalos de acesso, que em um primeiro momento, para quem está desenvolvendo, pode não parecer de forma tão clara.

Para isso, existem diversos sites que disponibilizam ferramentas, que analisam seu site e informam o que está sendo carregado, tempo de demora, e até sugestões de melhoramento.

Vamos mostrar 3 sites gratuitos que você pode utilizar para testar a velocidade do seu Website.

1. Page Speed Insights

 

Sua função é analisar a velocidade de carregamento de um site, tanto em desktop quanto em dispositivos móveis. Após indicar a URL da página, você receberá uma avaliação baseada nos seguintes critérios:

  • Mobile – Velocidade
  • Mobile – Experiência do usuário
  • Desktop – Velocidade

Em cada uma das seções listadas acima, a página receberá uma nota de classificação, entre 0 e 100, sendo 0 o pior índice e 100 o melhor. Quanto mais próximo de 100, menos itens você terá para corrigir. Além disso, será realizada uma avaliação detalhada dos problemas encontrados e uma recomendação do que pode ser feito para correção. A ferramenta também exibirá uma captura de tela da página em um dispositivo móvel e em um desktop.

 

2. Load Impact

 

Diferente do Page Speed Insights, os dados fornecidos pelo Load Impact são apresentados em gráficos que mensuram a velocidade do seu site quando acessados por uma quantidade X de usuários virtuais simultaneamente. Ideal para medir a capacidade do servidor ao escalonar o número de acessos num ambiente controlado.

 

3. GTmetrix

 

Interessante por aliar a cascata com a linha do tempo de carregamento dos objetos a recomendações semelhantes às do PageSpeed Insights e os gráficos (um pouco mais modestos) do Load Impact. Como bônus, ainda é possível testar o site com o YSlow, que geralmente só está disponível como extensão em alguns navegadores, e baixar um relatório em formato PDF.

Lembre-se, sempre verificar o tempo de carregamento de seu site após qualquer mudança que fizer. O tempo de carregamento é importante para os mecanismos de buscas, e também para que seus usuários tenha uma ótima experiência ao navegar nele.